domingo, 30 de março de 2014

Iluminação Portfólio G1

Disciplina: Iluminação
Professor:  Fernando Pires
Tema: Still Life Produção de café
Produção em grupo: Gabriela Argiles, Taiane Longaray, Augusto Dias e Aline Rodrigues.
Iluminação: Fresnel
Equipamento: Nikon D3200

 


                                                             Iso 200 ,  f/5.6   v: 1/125


                                                         Isso 400 ,f 5.6 v 1/125


Produção Fotográfica Objetos transparentes e translúcidos

Câmera: Nikon D3200

 
Iso=200 , f 4.8,  v=1/125



                    
                                                              Iso= 200, f11, v= 1/125


                                                            Iso= 200, f14, v= 1/125


                                    Aula tipos de luzes: Curta, ampla e clássica

                                                                * Luz Clássica
 
                                                             Iso= 100, f8, v=1/125

quinta-feira, 20 de março de 2014

Luz, Cartão Cinza e Cartão cor


 Luz


       A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se de outro modo, uma radiação eletromagnética que se situa entra a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandes físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética:
intensidade, frequência e polarização. No caso especifico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a  cor.


                                                        Fonte:     http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz        
                                                    

                                          Cartão Cinza



             Um cartão cinza ou Gray Card é como seu próprio nome diz, um pedaço de papel impresso em um tom de cinza neutro que tem a capacidade de refletir a luz que incide sobre ele para que o fotômetro de uma câmera fotográfica tenha maior facilidade para analisá-la.
          É uma excelente ferramenta para alcançar o equilíbrio da temperatura de cor, ou seja, o branco  ser branco  e o preto realmente preto. Isso porque apresenta um tom médio (cinza médio), que reflete 18% da luz incidida sobre ele, determinando  o valor de exposição correto para a tomada fotográfica. Hoje em dia a maioria das câmeras fazem um razoável controle de cor, mas os fotômetros, tanto os de mão quanto o das câmeras, calculam  o cinza médio, mas por vezes podem ser equívocos, causando problemas de exposições nas fotografias, e com essa prática com uso de fotômetros sendo muito usadas diminui o uso do cartão cinza, mas para os fotógrafos profissionais é uma peça importante no processo de fotografia digital. A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica. O cartão pode ser utilizado em qualquer condição de iluminação, desde que o fotógrafo certifique-se  que o cartão está preenchendo todo o quadro e que não há sombras sobre ele. Só assim chegará a leitura perfeita.
         
         
Fonte: http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?tion=com_content&task=view&id=1725&Itemid=138

                                         Cartão cor


          O cartão cor serve para reproduzir a cor perfeita do assunto a ser fotografado. É muito difícil fazer as fotos sem medir a cor, isso causa uma diferença total na reprodução da foto. O cartão cor tem no mínimo 8 e máximo 140 cores.
         Responsável por alcançar uma realista reprodução de cores (balanço de cor), minimizando os ajustes na pós-produção. O cartão contem quadros coloridos  em uma ampla gama de cores, cujo  homólogos refletem a luz da mesma forma em todo aspecto visual. Assim correspondem as cores de objetos naturais, como a pele humana, folhagens e o céu, em qualquer iluminação e com qualquer processo de reprodução de cores.





Fonte:  Wikipédia, Ana Primaz Fotografia, Julia Andrades Fotografia