Laboratório em Preto e Branco
Processo de Filme: O negativo
Existem dois processos para que ocorra a REVELAÇÃO de um filme fotográfico: Um obtem o negativo e outro para a obtenção de uma cópia em papel.
O negativo tem a função de obter a matriz para as cópias.
Processamento do Negativo :
Em um ambiente totamente sem luz, deve-se retirar o filme do seu carretel originalcolocá-lo na espiral e logo em seguida no tanque. Apartir de então, é possível trabalhar com a luz acesa desde que o tanque assim o permita.
Logo, coloca-se:
Insere-se o revelador no tanque, e, deve-se agitar o tanque nos primeiros 30 segundos continuamente, e em seguida, agitações de 5 segundos a cada 30, durante todo o tempo necessário que a tabela indicar.
Após este processo, deve-se retirar o agente revelador pela tampa apropriada (que não deixa passar luz) do tanque.
Lava-se com água em agitações constantes ou com 1 minuto de agitação suave no caso do uso do agente interruptor;
Retira-se o interruptor da mesma maneira e adiciona-se o fixador. O uso do fixador deve ser igualmente controlado de três maneiras:
a) Segundo indicações do fabricante;
b) Segundo teste realizado na ponta da película, que deve serretirada antes do filme ser enrolado. Mergulha-se o pedaço do filme no fixador ese verifica o tempo necessário para que a película fique transparente. Se apresentar uma coloração magente, o tempo é insuficiente;
c) Uma medida geralmente válida, 5 minutos mais 20% do tempo utilizado no revelador. Esta medida funciona melhor nos filmes Kodak Tri-X e Plus-X, devendo este tempo seraumentado no caso de películas T-Max. Como regra geral, adota-se 10 minutos como tempo universal do fixador. Se a película apresentar tons de magenta,deve-se retomar o processo por mais algum tempo.
Terminada a fixação, o filme pode ser retirado do tanque e exposto a luz, pois os haletos de prata já estão estabilizados. O filme deve ser lavado, ainda dentro da espiral, num tanque que possua um sistema eficiente de circulação de água, pois caso contrário, poderá apresentar manchas decorrentes de resíduos químicos mal lavados. A lavagem deve se estender por 20 minutos.
É recomendável, depois da lavagem, o uso de um detergente, cuja função é eliminar bolhas de água que causam ensidades desiguais e fixando-se na película, também ocasionando manchas indesejáveis. O produtos para esse fim, chamados genericamente de Photo Flow, também podem ser encontrados nas boas casas do ramo.
Secagem. Coloca-se o filme numa presilha e assim o pendura, tanto numa estufa quanto num varal, e espera-se até que esteja totalmente seco. Se ele estiver ainda molhado e for enrolado, a gelatina da base poderá grudar no
suporte e a imagem poderá descolar, inutilizando-a!Após a secagem o manuseio do filme deve ser feito com muito cuidado. Só se deve pegar o negativo pelas BORDAS, sem amassá-lo nem dobrá-lo.
Se ele for pego no meio do fotograma, manchas de gordura da pele ou sujeiras serão visíveis na ampliação, assim como amassados e dobras.
Armazenamento do NegativoO Negativo deve então ser armazenado de maneira que não amasse, não fique em contato com outra superfície porosa (incluindo outros negativos) e possa ser visto com facilidade, para uma melhor eficiência na escolha do fotograma que será ampliado.
O melhor suporte para este armazenamento
correto é o chamado PRINT FILE, folha de
plástico com divisões em que a tira de negativo é cortada e inserida nestas divisões, A folha transparente protege o filme e permite sua visualização rapida sem contato manual com a emulsão.
Primeiramente, diz-se que um filme é VIRGEM quando ainda não recebeu nenhuma luz; caso contrário, dizemos que foi EXPOSTO, isto é, recebeu exposição de luz.
1- Exposição: objetos que refletem pouca luz não sendo sensibilizados e os demais sim, tende a transformar estes últimos em átomos neutros, mas que não se distinguem dos demais se vistos neste estágio, nem mesmo a nível microscópico. Nesta etapa, onde os halóides de prata ainda não são visíveis, chamamos a imagem apreendida no filme de IMAGEM LATENTE.
1- Exposição: objetos que refletem pouca luz não sendo sensibilizados e os demais sim, tende a transformar estes últimos em átomos neutros, mas que não se distinguem dos demais se vistos neste estágio, nem mesmo a nível microscópico. Nesta etapa, onde os halóides de prata ainda não são visíveis, chamamos a imagem apreendida no filme de IMAGEM LATENTE.
O primeiro passo a ser seguido, é colocar o filme em repouso na água por aproximadamente 2 minutos, sendo que o mesmo deve estar na mesma temperatura que o revelador.
Temperatura: 18ºC 19ºC 20ºC 21ºC 22ºC 23ºC 24ºC 25ºC
Tempo: 11:30'' 11' 10' 9:30'' 9' 8:30'' 8'' 7'
2- Revelação: o revelador faz nada mais é que promover uma oxi-redução, oxidando a prata para que ela fique visível como prata metálica. Os principais agentes reveladores conhecidos são o Metol, a Hidroquinona e a Fenidona, e são a base para a maioria dos reveladores existentes no mercado, apesar de existirem outros agentes.
Existem vários tipos de reveladores, mas os mais utilizados são:2- Revelação: o revelador faz nada mais é que promover uma oxi-redução, oxidando a prata para que ela fique visível como prata metálica. Os principais agentes reveladores conhecidos são o Metol, a Hidroquinona e a Fenidona, e são a base para a maioria dos reveladores existentes no mercado, apesar de existirem outros agentes.
A- Reveladores normais - Também chamados "universais", mantém o contraste a que o filme foi exposto e são adequados para praticamente todos os filmes P/B. Os mais comuns são o D-76 e o Dektol (Kodak), assim como o ID-11 da Ilford.
B- Reveladores rápidos - Possuem tempo de revelação reduzido, como o HC-110 da Kodak, mas podem aumentar drasticamente o contraste, se for puxada a sensibilidade do filme em até 100%, com aumento significativo do grão.
C- Reveladores de alto contraste - Não revelam tons intermediários de cinza, fazendo o negativo adquirir somente resposta ao preto e ao branco, sendo ideais para fotolitos, cópias para impressão gráfica de textos e litografia.
D- Reveladores niveladores - São reveladores que compensam erros de exposição, equilibrando os contrastes anormais da iluminação. Necessitam de condições especiais e não podem ser reutilizados.
3- Fixação:
Tem como função retirar os grão não atingidos pela luz e estabilizar a imagem revelada da prata metálica que formou a imagem. Este procedimento é feito pelo agente FIXADOR. O fixador reduz os grãos de prata não sensibilizados a uma suspensão invisível de átomos que é eliminada na última etapa, a LAVAGEM, feita com água. Desde sua descoberta por Herschel, o fixador mais comum tem como base o tiossulfato de sódio, apesar de existirem outras fórmulas.
4- Interrupção:
Só que o revelador, sendo uma base, e o fixador, sendo um ácido, a incompatibilidade química entre eles causa manchas significativas na imagem final, razão pela qual é necessária uma etapa intermediária entre revelação e fixação, e que neutraliza o efeito do revelador, permitindo assim o contato do filme com o fixador. Essa etapa chama-se INTERRUPÇÃO, e seu agente o INTERRUPTOR. (Note-se que, apesar de estar citado após o fixador, ele é, na prática, uma etapa intermediária entre revelador e fixador)
Além de ser importantíssimo para neutralizar o revelador, o interruptor também é eficiente por sua capacidade de interromper imediatamente a ação do revelador, já que este atua sobre os halóides sensíveis de maneira progressiva. Cada filme possui um tempo de revelação próprio decorrente de sua sensibilidade e da forma como foi exposto. Alterar este tempo equivale a modificar o contraste original e desviar-se da exposição correta, ainda que tal prática possa ser feita com intuito proposital. Assim o interruptor também ajuda a manter rígido o controle sobre o tempo de revelação ou as alterações neste tempo que o fotógrafo julgue necessárias. O interruptor pode ser simplesmente água ou ácido acético diluído.
5- Lavagem:
É utilizada para que se elimine todos os resíduos químicos ainda impregnados. Deve-se fazer o processo em água filtrada e corrente por 20'.
tempo mínimo: 5 a 10 filmes no mesmo tanque:20' a 30'.
tempo minimo: 10 a 20 filmes no mesmo tanque: 30' a 40'.
6- Photo-flo:( 10 mls + 1/2L de H2O) Deve-se agitar cosntantemente no primeiros 30''. O tempo máximo é de 1'.
7- Secagem: de 5' a 20' coforme o processo.
Prova Contato
Aline Rodrigues
U_ Lab. P&B 2014/2
Professor: Fernando Pires
Bibliografia de apoio:
ADAMS, Ansel . O Negativo. São Paulo, Editora SENAC, 2001
LANGFORD, Michael. Fotografia: Manual de Laboratório. São paulo,
Melhoramentos, 1981SCHISLER, Millard W.L. Revelação em Preto-e-Branco, A Imagem com Qualidade,
São Paulo, Martins Fontes/Senac, 1ª edição, 1995
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