terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fotografia Publicitária

Tema de casa:

Resenha:
IMAGEM Garanta seu direito
por José Roberto Comodo


       Fotógrafo e advogado, formado pela USP, com 18 anos de experiência na defesa de artistas, fotógrafos e modelos, expõe de forma clara e irreverente questões relacionadas ao direito de imagem, leis e a forma como o fotógrafo deve ou não proceder perante à situações que acontecem neste meio profissional.
      De acordo com Comodo, o elemento principal para a realização de um trabalho legal perante a lei é uso de  um contrato, tácidos ou escrito, onde as cláusulas devem estar claras e específicas, tanto para o contratado como para o contratante. Assim, ambos estarão de acordo com as questões estipuladas, trabalhadas e não haverá como manipular itens não acordados.
      Comodo também explica que na constituição não existe nada dizendo que "É proibido Fotografar", ele pode realizar a fotografia como e onde quiser, desde que não a utilize de forma ilegal, prejudicando o elemento fotografado. Explica também que existem ambientes como casa de shows por exemplo, que proibem o uso de qualquer equipamento fotográfico,desde câmeras e celulares, mas que esta regra deve ser bem imposta,pois, ninguém deve utilizar deste recurso sendo quase impossivel manter esta regra. Se uma pessoa pode, todas podem.
         Outros itens importantes citados em sua palestra, foram: Plágios,manipulação de imagens, reprodução de imagens, entre outros. Grandes empresas sofreram punições por não utilizarem as imagens de forma adequada, muitas vezes até "roubam" a imagem, a manipulam  e acham que tem o direto total sobre ela, mas só tem este direto aquele que provar sua total autoria, pois estas imagens são protegidas e é direto do fotógrafo que realizou estas imagens, para isso não é preciso haver registro desde que tenha o arquivo original
         Cada fotógrafo  que se sentir injustiçado, é preciso procurar a justiça e lutar pelos seus direitos.
        
                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário